Doação de órgãos um ato de amor

05:05

  De acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO), de cada oito potenciais doadores, apenas um é notificado.  Enquanto em países como Espanha – referência mundial quando o assunto é transplante – são registrados perto de 40 por milhão, no Brasil essa taxa está próxima de 15.



  Diversos fatores contribuem para este número, mas um dos principais é a negação familiar, uma vez que no Brasil, para ser doador, não é preciso deixar nada por escrito, e sim comunicar à família, pois somente os parentes podem autorizar a doação.
  Para mudar este quadro e permitir que cada vez mais pessoas que estão na fila dos transplantes possam voltar a desfrutar de uma vida confortável, é essencial inserir a temática da doação e conscientização no cotidiano, dentro das escolas, faculdades e para os cidadão, e também desfazer mitos que circulam entre a população sobre a doação, para começar a conscientizar da maneira certa vamos compartilhar o vídeo elaborado pelo Ministério da Saúde:


  Doar órgãos é um ato de amor e solidariedade. O nosso país tem o maior programa público de transplantes de órgãos, tecidos e células do mundo, graças ao investimento constante de recursos por parte do Ministério da Saúde.
  Mesmo assim, ainda é alto o índice de não autorização por parte das famílias. Para se ter uma ideia, seria possível zerar a fila das pessoas que esperam um órgão compatível se as famílias de todos os possíveis doadores autorizassem a doação. Hoje, cerca de 43% dessas famílias ainda se nega a doar.
Por isso, contamos com a sua participação e a de todos os seus amigos para mobilizar a sociedade para a importância de lembrar às famílias o desejo de cada um de ser doador de órgãos. Lembrar de quem se ama pode salvar vidas. 

Posts Sugeridos

0 comentários

post popular

Facebook

Contatos com o blog: Amparo mais saude

Local: Avenida Bernardino de Campos, 705 - Centro
E-mail: prefeituradeamparoo@gmail.com
Horário: das 8h às 14h